Serviço à Francesa

Quando vamos oferecer um jantar ou almoço a primeira decisão que precisamos tomar é a de como vamos estruturar o evento. É preciso definir se as pessoas ficarão em pé ou sentadas e se o encontro será formal ou informal. Para cada ocasião existe um tipo de serviço, e apenas após defini-lo você poderá começar a organizar os outros itens.

Hoje vamos falar sobre o serviço à francesa, que em matéria de etiqueta à mesa é o mais requintado. Hoje em dia, devido as suas características, ele é pouco utilizado, sendo visto somente em jantares de embaixadas ou em situações protocolares. Apesar da dificuldade de organizar um jantar à francesa genuíno, existem várias regras de etiqueta que podem ser aproveitadas ao organizar um belo jantar para seus amigos. Certamente esta é uma forma de homenagear seus convidados além de valorizar a sua imagem como anfitriã.

O primeiro passo para um bom jantar à francesa é definir o menu. Este é obrigatoriamente composto por um menu degustação, servido na seqüência descrita abaixo.

  • Antepasto – Saladas, frios, sopa ou consumê, acompanhado de um espumante;
  • Entrada – Consiste de alimentos um pouco mais leves que o servido no prato principal, opte por carnes brancas: peixe, crustáceo e aves, acompanhado de um vinho leve (branco ou rosé);
  • Prato principal – Em geral à base de carne vermelha servida com os  acompanhamentos e molhos adequados. Este prato é acompanhado por um vinho mais encorpado, geralmente vinho tinto;
  • Prato de queijos ;
  • Sobremesa ;
  • Café, Chá e licores – Após o café, serve-se o licor ou conhaque, que são bebidas digestivas.

É indicado servir pratos e sobremesas mais leves no verão, e mais substanciais, no inverno.

Devido a formalidade deste serviço toda atenção é pouca no hora de montar a mesa, ela deve ser colocada minuciosamente de acordo com as regras de etiqueta.

mesa para jantar à francesa

Nesta ocasião, devido ao menu, a mesa deve ser montada completa.

No esquema acima, você confere a posição correta de pratos, talheres e copos. Mas lembramos que só se deve colocar na mesa talheres para os pratos que serão servidos, então se não houver sopa ou consomê  no cardápio, não se faz necessário colocar colher. Devemos ressaltar que a colher maior acompanha o prato fundo comum e a menor é para a sopa servida em tigelinha.

A lavanda e o pratinho de pão ocupam o mesmo lugar, então caso seja necessário o seu uso (em breve um post sobre isso!), ou seja, se você servir alcachofra, lagosta ou qualquer outra comida que o convidado tenha necessidade de “lavar” as pontas dos dedos, nossa sugestão é que você não coloque o pratinho de pão.

No serviço à francesa os convidados sentam-se à mesa nos lugares indicados pela dona da casa, então é aconselhado o uso de cartão de lugar, onde consta o nome de cada convidado à frente do local onde devem se sentar.

Quando o jantar estiver pronto para ser servido o garçom deve avisar a dona da casa, e esta convidará todos para se sentarem à mesa de jantar. Mas vale enfatizar que no serviço à francesa todo o requinte é necessário, então antes que as pessoas sejam convidadas à mesa é preciso que os copos de água estejam servidos, e que o pão já esteja no pratinho a esquerda. Caso queira coloque também uma bolinha de manteiga. Se você for servir como entrada um prato frio, ponha-o na mesa também antes de anunciar o jantar.

Durante o jantar todo o serviço fica por conta de copeiros ou garçons, que devem estar impecáveis, com uniforme bem passado e luva. O garçom deve ser elegante, ter postura e conhecer bem as regras de servir:

♥ A pessoa que serve deve ficar à esquerda de cada convidado, usando um guardanapo na mão esquerda (dobrado em forma quadrada).  A travessa vem acompanhada de talher de servir, com os cabos voltados em direção ao convidado, para que ele próprio se sirva. O garçom inclina-se ligeiramente para frente, de modo a deixar a travessa o mais próximo possível do convidado.

♥ A primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita do dono da casa (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, servindo a seguir, sempre a mulher que estiver a direita da que foi servida. Depois deve ser feita a mesmo coisa com os homens, iniciando com o convidado de honra, dando a volta à mesa e servindo por último o anfitrião. Para que este serviço não fique tão demorado e confuso é indicado utilizar dois garçons, um deve iniciar o serviço pelo lado direito da anfitriã, e o outro pelo lado direito do anfitrião, servindo os anfitriões por ultimo, simultaneamente. Lembramos que devemos esperar todos se servirem para começar a comer.

♥ O garçom deve retirar o prato servido pela esquerda do convidado, e caso seja necessário, colocar um prato limpo pela direita. Para colocar e retirar pratos, não deve ser usado guardanapo. O lugar do prato nunca deve ficar vazio. O mesmo procedimento será repetido, até finalizar o jantar com a sobremesa.

♥ As bebidas são servidas pela direita e as garrafas não ficam sobre a mesa. O garçom  deve manter os copos abastecidos.

♥ Antes de servir a sobremesa, o garçom deve limpar a mesa, retirando tudo (o ultimo prato deve ser retirado com o sousplat),  menos os copos. Dependendo do tipo de sobremesa, pode vir já servida ou então o convidado serve-se do prato, individualmente.

♥ O café pode ser servido à mesa, logo após a sobremesa, ou na sala de estar. O garçom deve trazer uma bandeja com o bule e o açúcar, colocando-a próxima à dona da casa, que então serve os seus convidados.

♥ Os convidados devem esperar a dona da casa convidá-los para saírem da mesa antes de se levantarem. Cada um deve colocar sua cadeira perto da mesa, como ela estava no início do jantar.

♥ O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.

Espero que gostem das dicas!!!

About these ads

5 opiniões sobre “Serviço à Francesa

  1. Pingback: Aspargo com Presunto Cru |

  2. Pingback: Salada de entrada!! |

  3. Blog, no geral, bem feito e organizado! Mas a disposição da taça do champagne tá erradíssima, fica atrás da duas! Quanto o talher da entrada fica à esquerda… Duas colheres para sopa? Onde viram isso?

    • Oi Cristina, obrigado pelo contato. Optamos por informar as leitoras fazendo um esquema completo de arrumação. Por este motivo, colocamos a observação abaixo logo abaixo do esquema:

      “No esquema acima, você confere a posição correta de pratos, talheres e copos. Mas lembramos que só se deve colocar na mesa talheres para os pratos que serão servidos, então se não houver sopa ou consomê no cardápio, não se faz necessário colocar colher. Devemos ressaltar que a colher maior acompanha o prato fundo comum e a menor é para a sopa servida em tigelinha.”

      No caso das 2 colheres a direita, não necessariamente será usado as duas, dependendo do que será servido você irá arrumar a mesa com a menor ou a maior.

      Sobre as taças, a localização é sempre a direita. No entanto, assim como as colheres, é raro colocar todos os tipos em um jantar, ainda que seja formal. Normalmente se faz a opção do vinho tinto ou branco, acompanhado da taça para água e espumante. Elas podem ser dispostas em linha ou em triângulo, sendo que nesta segunda opção a taça de espumante fica atras das outras.

  4. preciso defender uma tese no curso de gastronomiae essas informaçoes sao de grande importancia,principalmente de como eram os servidos na era medieval aos dias de hoje,preciso muito dessas dicas,obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.838 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: